25 anos de “Bedtime Stories”

“Bedtime Stories” de Madonna completa 25 anos. Depois de sua bíblia pós-feminista “Erotica” e SEX Book, Madonna literalmente comeu o pão que o diabo amassou, em termos de crítica especializada e resposta do público conservador – alguns diziam que ela havia ido longe demais, afinal de contas, depois da sua pornochanchada hollywoodiana (que contou com participação de Naomi Campbell, Isabella Rossellini, Daddy Kane e Vanilla Ice) o POP nunca mais seria o mesmo.

Então veio o desejo de tornar-se mãe, a melancolia e as reflexões sobre a morte. Para dar luz ao universo estético que queria compor na época, Madonna colaborou com produtores como Baby Face (Whitney Houston e Boyz II Men), Dallas Austin (TLC e After 7) e Nelle Hooper (Björk). Permanencendo conectada com a vanguarda audiovisual, para promover esse disco, Madonna fez uma festa de pijamas ao vivo na MTV e lançou o videoclipe “Bedtime Story”, com influências do dadaísmo e surrealismo, a obra seria adquirada e teria exibição eterna no Museu de Artes Modernas de New York.

Com “Bedtime Stories”, Madonna demonstrou fragilidade e sensibilidade, mas de maneira alguma quis baixar a guarda: em seu videoclipe “Human Nature”, filmado por Mondino, Madonna faz uma coreografia marcante vestindo figurinos sadomasoquistas, enquanto sussurra: “Eu não me arrependo de nada! Expresse-se! Não se reprima!”. A música, R&B e Hip-Hop, ainda hoje, continua uma das mais infulentes da popsfera, sendo referência para Rihanna, Miley Cyrus e Christina Aguilera.

Do álbum, Madonna ainda fez render “Take a Bow”, uma poderosa balada romântica que fez com que a artista ficasse por 7 semanas consecutivas em 1º lugar na Billboard Hot 100. Ao mesmo tempo, no videoclipe da música, Madonna encarnava uma espécie de viúva, apaixonada por um toureiro. Filmado na Espanha, o vídeo serviu como prelúdio de ‘Evita’, papel que a multi-artista encarnaria logo após o lançamento do registro de inéditas.

Para o visual do disco, Madonna inspirou-se pela atriz Jean Harlow e Angie Bowie, foi fotografada em seu aniversário pelo francês Patrick Demarchelier no Hotel Eden Roc Miami Beach. Na capa, Madonna aparecia platinada, com piercings no nariz (que posteriormente tornaram-se tendência nos anos 90) e sobrancelhas marcadas.

“Bedtime Stories” impressiona, tanto pelos vocais de Madonna, doces, delicados e suaves, quanto pela sua franqueza em termos de composição lírica.